Por que qualidade? continuação

A partir das diversas expressões entendemos qualidade como o conjunto total de atividades que permitem obter um produto ou serviço dentro de requisitos que atendam às expectativas e necessidades dos clientes, com custo ótimo, dentro do prazo desejado, obtendo-se a melhor resposta, isto é, lucro e satisfação da empresa e do cliente.

Robert Bly(1993)7 observa que "para o consumidor, qualidade de um produto é um produto que é bom, excelente ou um dos melhores. Um produto de qualidade utiliza os melhores ingredientes, os materiais mais caros, os componentes mais confiáveis. Um produto de qualidade é elaborado por uma mão de obra com alta qualificação e suportada por um excelente serviço. Qualidade, para muitos, simplesmente significa comprar o melhor, seja um produto ou um serviço".

Enfim, qualidade sabe quem compra e no momento que compra. Podemos buscar uma definição final na regra dos três B's, qual seja, "Qualidade é ser Bom, Bonito e Barato".


A qualidade não surge do acaso. A má qualidade sim é resultado do descaso, da improvisação e cobra caro quando acontece em uma empresa.

Deve-se ressaltar que:

QUALIDADE NÃO ACONTECE SEM PLANEJAMENTO !


Retorna à página anterior





1- NBR ISO 8402.
Gestão da qualidade e garantia da qualidade - terminologia. Rio de Janeiro, ABNT, Dez/1994.
2- JURAN, J. M.  e GRYNA, FRANK M. 
Juran's quality control handbook.  4ª ed., New York,  McGraw Hill, Inc, 1988.
3- FEIGENBAUN, A. V.
Total quality control. 3ª ed., New York, McGraw Hill Book Company, 1983.
4- CROSBY, PHILLIP B.
Qualidade é investimento. Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1984.

5- SLACK, NIGEL. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo, Editora Atlas, 1993.

6- TEBOUL, JAMES. Gerenciando a dinâmica da qualidade. Rio de Janeiro, Qualitymark Editora, 1991.
7- BLY, ROBERT W.
Keeping clients satisfied: make your business more succesful  and  profitable. Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1993.

Página inicial | Por que planejar? | O que é uma Organização? | Por que qualidade? | Por que qualidade? continuação | Aguarde ! | Diretórios de links relacionados | Cadastre-se
data da última atualização:11/03/2001

Para entrar em contato conosco:

Tel: 0055-11-50318431
Fax: 0055-11-50319944
E-mail: gerenco@gerenco.com.br